Ir diréctamente al contenido

Ajudando

À procura de voluntários?, Entre na seção Fundações

Já é um membro? Entre com seu login e senha

A Comunidade de Trabalho Líder da América Latina, agora no Brasil. Cadastre seu currículo em Trabalhando.com

Alunos voluntários do ITA mantém cursinho pré-vestibular

Data de publicação 19/03/2012

"As listas ainda estão sendo publicadas, mas já contabilizamos mais de 200 aprovações nos vestibulares realizados em 2011", informa Lucas de Brito Rocha, presidente do Curso Alberto Santos Dumont Vestibulares (CASDVest), criado e mantido voluntariamente há 15 anos por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O curso preparatório, gratuito, atende 520 estudantes carentes principalmente da cidade de São José dos Campos, localizada no interior de São Paulo. Entre os anos de 2001 e 2010, o cursinho aprovou mais de 1,3 mil alunos em diversas universidades. Na segunda-feira (12/3), às 19 horas, está programada a Aula Inaugural da turma de 2012 do CASDVest, no Auditório Lacaz Netto, do ITA. A palestra vai ser proferida pelo empreendedor de expedições marítimas e escritor brasileiro Amyr Klink.

O CASD Vestibulares, uma Organização Não-Governamental, surgiu em 1997 quando um pequeno grupo de alunos de graduação do ITA decidiu criar um curso pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública de ensino. Nesses  15 anos, a ONG vem concretizando o sonho de muitos jovens, como o de Tabata do Prado Sato, aluna que frequentou o cursinho em 2008 e conseguiu ingressar na faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). "O CASDVest entrou na minha vida não apenas como um cursinho, mas sim como uma total reviravolta, que me proporcionou a primeira grande evolução da minha vida culminando com meu ingresso no meio universitário", ressalta.

O cursinho conta atualmente com 30 professores voluntários e segue os mesmos moldes dos cursos-pré-vestibulares tradicionais. O curso extensivo, por exemplo, abrange todo o conteúdo necessário à maioria dos concursos vestibulares. As aulas são ministradas das 18h25 às 22h40, de segunda a sexta e das 13h30 às 17h45, aos sábados. Os estudantes têm, ainda, à disposição, plantão de dúvidas, aulas de reforço, além de aulas específicas, que funcionam como um treinamento para a 2ª fase dos vestibulares.

O CASD Vestibulares já atingiu as maiores taxas de aprovação dos cursos extensivos noturnos da região. De 2001 a 2010, foram 1323 aprovações. Em 2010 o cursinho aprovou 225 alunos. No ano de 2009, foram 254 aprovações. Em 2007, os alunos da Ong conseguiram o primeiro lugar em Engenharia Mecânica e as segundas colocações em Engenharia Elétrica e Odontologia, todas na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).



Fonte: Agência Força Aérea / ITA

Acesso Voluntários

Lembrar senha |  Cadastrar CV

Se você não possui uma conta no ajudando.org cadastre-se e complete seu CV voluntário.

Ajudando.org na web

Artigos de Interesse

7 dicas para fazer trabalho voluntário

Ser um voluntário é uma ótima maneira de ajudar as pessoas e fazer a diferença em sua comunidade. Confira 7 dicas de como ser um voluntário

Ler artigo completo

5 razões para se voluntariar se você não está trabalhando

Perder o emprego deixa qualquer pessoa desmotivada e preocupada com os períodos sem explicação no currículo. Saiba como resolver o problema se voluntariando para alguma causa

Ler artigo completo

Alunos voluntários do ITA mantém cursinho pré-vestibular

"As listas ainda estão sendo publicadas, mas já contabilizamos mais de 200 aprovações nos vestibulares realizados em 2011", informa Lucas de Brito Rocha, presidente do Curso Alberto Santos Dumont Vest

Ler artigo completo

Ver todas as notícias

Pesquisa

Quando foi a última vez que foi voluntário(a)?

Ver pesquisas anteriores

Ir ao topo da página