Ir diréctamente al contenido

Ajudando

À procura de voluntários?, Entre na seção Fundações

Já é um membro? Entre com seu login e senha

A Comunidade de Trabalho Líder da América Latina, agora no Brasil. Cadastre seu currículo em Trabalhando.com

Doe seu tempo: faça a diferença na vida de alguém

Data de publicação 08/08/2011

Você costuma ficar em casa assistindo filme nos finais de semana? Não viaja nas férias ou tem algumas horas livres depois do trabalho? Pois é, já pensou em dedicar esse tempo prestando algum trabalho voluntário? Conheça os benefícios que esta decisão pode trazer para a sua vida!

     Em Pinheiros e na Vila Madalena, por exemplo, há uma série de instituições que aceitam voluntários. Você que mora ou trabalha por aqui, com certeza pode separar algumas horas para ajudar.

     O Museu da Pessoa, as associações Mundaréu, Viver Bem e Arca Brasil, a ONG Criança Segura e o Instituto Sou da Paz são algumas das entidades que precisam de voluntários.

     Clique aqui para conhecer todas da região.

     Estudos comprovam que, na América Latina, a prática do voluntariado não é tão comum quanto em outros países do mundo. Foi pensando nisso que a Trabalhando.com, empresa sediada no Chile e com escritório aqui em Pinheiros, criou a plataforma Ajudando.org, lançada há um mês. “Aqui no Brasil, as pessoas até se interessam pelo voluntariado, mas não sabem ao certo como começar”, explica Renato Grinberg, diretor geral da companhia.

     O site torna mais eficiente o contato entre oferta e demanda de voluntários. Você disponibiliza seu currículo informando a área em que deseja atuar e ainda pode pesquisar a ONG que está mais próxima de você e precisando de colaboradores.

O que é o voluntariado?

     Segundo a definição das Nações Unidas:

"O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…"

     Este tipo de atividade não remunerada tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não governamentais. Ela pode suprir o fraco investimento governamental em saúde, cultura, educação, lazer, entre outros.

     Grinberg também afirma que doar um pouco do seu tempo pode valorizar o seu currículo profissional. “As empresas veem com bons olhos o candidato que possui uma preocupação social e que é capaz de se expor a ambientes diversos.”

     A estudante de publicidade Gabriela Carvalho é voluntária da área de comunicação da Associação Civil Anima (ONG que atua no combate à Aids). Ela conta que sempre teve vontade de ajudar, mas não tinha tempo para procurar. “O site facilitou muito, encontrei um lugar pertinho da minha casa.”

     Quem vira voluntário, já consegue ver mudanças em pouco tempo. A cientista social Rita de Cássia se tornou voluntária de uma ONG há apenas dois meses. Ela encontrou a vaga através do site e já sente mudanças em sua vida. “Eu pude perceber que muitas pessoas têm problemas e que precisam de apoio, não só de suas famílias, mas de um conjunto de pessoas que possam orientá-las a seguir suas vidas de uma forma digna e sem julgamento”, conta.

     “Trabalhe em uma instituição séria e organizada” é a dica da jornalista Jucielly Rodrigues para quem está fazendo planos de ingressar no mundo do voluntariado.

     Outros sites que te dão um empurrãozinho na hora de achar sua oportunidade.

- Portal do Voluntário: www.portaldovoluntario.v2v.net

- Centro do Voluntariado de São Paulo: www.voluntariado.org.br

- Voluntários On Line: www.voluntariosonline.org.br

- On Line Volunteering: www.onlinevolunteering.org

- Ação Voluntária: www.acaovoluntaria.org.br

 

Fonte: VilaMundo

Acesso Voluntários

Lembrar senha |  Cadastrar CV

Se você não possui uma conta no ajudando.org cadastre-se e complete seu CV voluntário.

Ajudando.org na web

Artigos de Interesse

7 dicas para fazer trabalho voluntário

Ser um voluntário é uma ótima maneira de ajudar as pessoas e fazer a diferença em sua comunidade. Confira 7 dicas de como ser um voluntário

Ler artigo completo

5 razões para se voluntariar se você não está trabalhando

Perder o emprego deixa qualquer pessoa desmotivada e preocupada com os períodos sem explicação no currículo. Saiba como resolver o problema se voluntariando para alguma causa

Ler artigo completo

Alunos voluntários do ITA mantém cursinho pré-vestibular

"As listas ainda estão sendo publicadas, mas já contabilizamos mais de 200 aprovações nos vestibulares realizados em 2011", informa Lucas de Brito Rocha, presidente do Curso Alberto Santos Dumont Vest

Ler artigo completo

Ver todas as notícias

Pesquisa

Quando foi a última vez que foi voluntário(a)?

Ver pesquisas anteriores

Ir ao topo da página